-

Livros x Filmes - Um Amor Para Recordar - Nicholas Sparks

Hoje eu vim estrear uma nova coluna aqui no blog, a "Livros x Filmes". Como o nome já representa, será uma comparação entre um livro de tal autor, que no caso é o meu querido Sparks, com sua adaptação para o cinema. Quem não leu/assistiu sobre a história que será citada tome cuidado com spoilers. Vamos conferir?


Um Amor Para Recordar
Sinopse: Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.



Acho que a maioria já viu ou pelo menos ouviu falar deste livro/filme, certo? Certo.
Acredito que eu não poderia começar com história melhor. É dramática, é romântica, é comovente, é de partir o coração. Confesso que chorei muito, tanto vendo ao filme quanto lendo ao livro. Apesar que ter chorado mais assistindo ao filme, que na minha opinião é sim melhor que o livro. Não que Sparks não tenha feito um ótimo trabalho ao escrevê-lo, mas comparado ao filme faltaram alguns detalhes que poderiam ter dado mais destaque ao livro.
Como em todo filme adaptações e mudanças foram feitas, e as de Um Amor Para Recordar vieram para preencher os vazios que ficaram no livro. Jamie e Landon aparentam viver mais, se conhecer mais, se amar mais. Não consigo ver um defeito no filme, todos os detalhes foram bem colocados a ponto de dar mais emoção à história. E eu senti falta disso no livro, emoção. A história é comovente, há amor entre eles, sim. Até porque foi a inspiração para o filme, mas é tudo muito cru.
Tive muitas expectativas com esse livro, pois eu tinha assistido primeiro ao filme e pensava que os detalhes "wow" do filme tinham sido tirados do livro, mas me enganei. Querem um exemplo?
Há uma cena em que Landon leva Jamie para jantar, eles dançam, se beijam e no fim da noite ele resolve realizar alguns dos desejos que ela pretendia realizar antes de morrer. E no decorrer da cena é tudo mágico, você vê amor, vê conexão e se encanta. Pelo menos comigo foi assim. Mas cadê isso no livro, gente? Me decepcionei, de verdade.
Enfim, é uma história linda em ambos meios, mas infelizmente não consegui gostar do livro como gosto do filme por falta de detalhes como este.

(Cena da realização de um dos desejos de Jamie: estar em dois lugares ao mesmo tempo)

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Eu não gosto muito dos livros (e, consequentemente dos filmes) do Nicholas Sparks. Vi esse longa e achei até legalzinho, mas de maneira geral acho esse autor muito dramático de um jeito forçado.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu modo de ver os livros dele é totalmente diferente, não levo para o lado do drama e sim porque sinto verdades em sua escrita, coisas que ele já sentiu na pele e que sente vontade de expressá-las criando dramas que partem o coração. Uma pena não gostar dele.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Biblioteca Colorida | Oficial - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Natana Duarte. Tecnologia do Blogger. imagem-logo