-

Resenha #17 - O Menino do Pijama Listrado - John Boyne


Título: O Menino do Pijama Listrado (The Boy in the Striped Pyjamas)
Autor: John Boyne
Páginas: 192
Editora: Seguinte
Sinopse: Bruno tem 9 anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
Onde Comprar? Submarino - Americanas

Bruno tem 9 anos, mas apensar da pouca idade é um garoto muito inteligente, perspicaz e um grande explorador. Morava em Berlim com seus pais e sua irmã Gretel, onde tinha uma vida pra criança nenhuma botar defeito: vários amigos e uma casa gigante onde podia brincar explorar o dia todo. Um dia ao chegar da escola, o garoto recebe a notícia de que sua família teria de se mudar, afinal seu pai havia recebido uma promoção, de seu chefe o "Fúria", em seu trabalho. Trabalho esse, de grande importância para a Alemanha. 
Ao chegar em sua nova casa, a qual todos chamam de Haja-Vista Auschwitz, Bruno fica muito desanimado pois lá não conhece ninguém, não tem amigos, o lugar é horrível para ele.
Da janela de seu quarto Bruno vê uma grande cerca onde todas as pessoas estão vestidas de listrado. Mas sua inocência e a falta de conhecimento sobre o Holocausto, fazem o garoto imaginar que por traz da cerca há uma fazenda onde as pessoas se vestem apenas com pijamas. 
Um dia Bruno, cansado de ficar sozinho em casa, resolve explorar os arredores de sua nova casa. É durante essa exploração que o garoto conhece Shmuel, o menino do pijama listrado que vive atrás da cerca. A partir desse encontro a vida de Bruno muda completamente, afinal agora ele tem um amigo com quem pode conversar e ser criança novamente.


É absolutamente incrível como o autor conseguiu abordar um tema tão forte, de uma forma tão simples e pura, por meio da visão inocente de uma criança de 9 anos. Apesar de triste, é bonito de ver a forma como Bruno vê o mundo, acreditando que ninguém é capaz de fazer tamanha maldade.  
Foi um choque pra mim, ver a reação de Elsa (a mãe de Bruno) quando ela descobriu o triste fim dos judeus, o que acontecia com eles depois de um tempo no campo de concentração. Apesar de ser mulher de um importante general alemão, ela não sabia de tudo o que acontecia durante a perseguição aos judeus. 
O final do livro é muito triste, mas foi uma ótima escolha para refletir. É desconcertante ver como crianças também pagaram tão caro pela maldade de alguns.
Assisti o filme antes de fazer a leitura, mas nada tirou o brilho da história. Por ser uma adaptação bem fiel, o filme me ajudou muito a imaginar as cenas no campo de concentração. 
Recomendo muito O Menino do Pijama Listrado, foi uma das minhas melhores leituras de 2014. 

'Qual era a diferença, exatamente?', Ele se perguntou. E quem decidia quem usava os pijamas e quem usava os uniformes? 

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Não lembro bem quando foi que O Menino do pijama listrado, mas também foi uma leitura que me tocou profundamente. É tão singelo e lindo, e esse contraste com a dureza da vida dos judeus é super impactante.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um livro pra refletir. Refletir não só sobre a pureza da amizade entre duas crianças, que não veem a maldade do mundo, mas também sobre a quantidade de pessoas (não só judeus) atingidas pelo Holocausto.
      O próximo livro que pretendo ler sobre o tema é O Diário de Anne Frank.

      Excluir
  2. Assistia adaptaçã cinematográfica há alguns anos e me debulhei em lágrimas. É uma história muito tocante, é muito triste pensar que isso realmente aconteceu com milhares de pessoas inocentes. É para refletir!

    http://facetasdacarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A adaptação é quase tão perfeita quanto o livro, vale a pena fazer a leitura depois de ver o filme ou vice e versa.
      É triste, desconcertante ver os nazistas conseguiram atingir, perseguir e matar tantos inocentes.

      Excluir
  3. Sempre leio elogios a esse livro, mas ainda não tenho na estante :(
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elogios verdadeiros viu? John Boyne se mostrou um gênio, sensível e direto.
      Mesmo que não o tenha na estante, vale a pena ler nem se for emprestado. Infelizmente também não tenho o exemplar, mas li o de uma biblioteca.

      Excluir
  4. Olá,
    Amo esse livro, ele consegue tratar de um tema tão delicado pela visão inocente de uma criança. Poucas obras são tão geniais, ainda nem vi a adaptação, apesar de ter aqui em casa.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, poucas obras são tão geniais de uma forma tão singela.
      Assista a adaptação vale muito a pena, é mais que um complemento para o livro.

      Beijos

      Excluir
  5. Olha, vou te dizer que esta eh uma das melhores resenhas que ja li! Uma amiga me recomendou o livro e nao quis me contar a estoria, nem parte dela. Eu intui que era algo muito emocional e na fase em que estava nao quis ler, para nao me sentir mal. Mass agora creio que ja posso ler :) Obrigada pela resenha, eh mesmo um livro forte, mas com uma licao de amizade.
    DenisesPlanet.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise você não faz ideia de como seu comentário me deixou feliz. Uma das melhores resenhas? Poxa, como é gratificante saber que gostam do que escrevo e que levam em consideração minhas indicações. Muito obrigada!
      Quanto ao livro, é sim muito forte e emocional, mas é daqueles que podem mudar seu jeito de ver as coisas.

      Beijos

      Excluir
  6. Nossa menina, que livro emocionante! De fato, é muito triste e bonito, tudo ao mesmo tempo. Já que imaginamos o que vai acontecer (ou ao menos imaginamos), é impossível não se contorcer lendo algumas partes.
    Ah, finalmente respondi suas perguntas do Liebster Award ;)
    Beijos!

    www.diarioquaseescritora.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito de ler sobre a 2ª Guerra e Holocausto, mas sempre acabo me emocionando e chorando. Eu já sabia um pouco o que iria acontecer, por já ter assistido o filme, mas isso, em momento algum, tirou o brilho e os sentimentos transmitidos pelo autor.
      Fico feliz que você tenha respondido a Tag, muito obrigada!

      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Biblioteca Colorida | Oficial - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Natana Duarte. Tecnologia do Blogger. imagem-logo