-

Resenha #1 - Amar, Verbo Intransitivo - Mário de Andrade




Título: Amar, Verbo Intransitivo
Autor: Mário de Andrade
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 176
Sinopse: Este idílio - definição do autor - mostra o drama de Carlos, jovem burguês, e de Elza, professora de alemão e pretensa iniciadora do menino na vida sexual. A hipocrisia da sociedade paulistana do início do século serve de pano de fundo para esta história (de amor?).

Elza é contratada por Souza Costa para iniciar a vida sexual de seu filho, Carlos, e apresentar-lhe o amor. Dessa forma, Carlos não se entregaria para qualquer uma nas ruas de São Paulo.
Assim, Fräulein, como Elza preferia ser chamada, hospeda-se na casa da família Souza Costa. Para conseguir cumprir com o acordo, começa a dar aulas de alemão e piano para as crianças, enquanto seduz, lentamente, o filho mais velho.
No início, Carlos não se anima com as aulas, não mostra interesse algum por Fräulein, o que a preocupa, já que em seus trabalhos anteriores os meninos mostravam interesse rapidamente. Aos poucos ele repara na inexplicável beleza de Fräulein e com isso mostra-se mais interessado. Quando percebe esse interesse de Carlos, a alemã decide regredir em suas insinuações, já que seria essa a regra para fazer nascer o amor. Os dois, então, iniciam um romance, fazendo com que a alemã cumpra grande parte do acordo. 
Sousa Costa começa a perceber que o interesse de seu filho pela alemã cresce cada dia mais, então resolve que está na hora de acabar com o romance. Em uma noite, rompe pela porta do quarto de Fräulein, onde encontra Carlos aos beijos com ela. Uma grande discussão começa, lágrimas, gritos e uma despedida. Logo pela manhã Elza e Carlos têm um despedida dolorosa, o garoto fica ao prantos, dando ainda mais ênfase de que o trabalho de Fräulein surtiu efeito.
A alemã logo segue seu rumo, passando pela vida de outros meninos, já Carlos após um longo período devastado, torna-se um homem maduro, com atitudes de um cavalheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Biblioteca Colorida | Oficial - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Natana Duarte. Tecnologia do Blogger. imagem-logo