-

Top 3 - Clássicos Nacionais

Ano de vestibular. Se você ainda não passou por isso, pode ter certeza que ainda vai passar. 
Os professores chegam com uma lista enoooorme de leituras obrigatórias e você logo pensa que por serem livros antigos, serão chatos e entediantes, mas eu vou te provar o contrário com os meu 3 clássicos preferidos: 


3º. O Cortiço - Aluísio Azevedo
Sinopse: A obra busca recriar a realidade dos agrupamentos humanos sujeitos à influência da raça, do meio e do momento histórico. O predomínio dos instintos no comportamento do indivíduo, a força da sensualidade da mulher mestiça, o meio como fator determinante do comportamento são algumas das teses naturalistas defendidas pelo autor ao lado de denúncias sociais. O protagonista do romance é o próprio cortiço, onde se acotovelam lavadeiras, trabalhadores de pedreira, malandros e viúvas pobres.

Por fazer parte do Naturalismo, a obra é rica em detalhes e seus personagens possuem características animalescas; a vizinhança do Cortiço é bem abrasileirada, expõe seus problemas aos gritos, faz roda de samba, etc... O que acaba ligando a nossa realidade. A linguagem do livro é bem leve e tem certo toque de humor. <3 <3



2º. Capitães da Areia - Jorge Amado
Sinopse: Publicado em 1937, pouco depois de implantado o Estado Novo, este livro teve a primeira edição apreendida e exemplares queimados em praça pública de Salvador por autoridades da ditadura. Em 1940, marcou época na vida literária brasileira, com nova edição, e a partir daí, sucederam-se as edições nacionais e em idiomas estrangeiros. A obra teve também adaptações para o rádio, teatro e cinema. Documento sobre a vida dos meninos abandonados nas ruas de Salvador, Jorge Amado a descreve em páginas carregadas de beleza, dramaticidade e lirismo.  

Eu gostei tanto esse livro que vocês não tem nem noção haha Capitães foi publicado há mais de 70 anos e mesmo assim nos mostra uma realidade tão atual e tão presente em nossas vidas, garotos abandonados que roubam para conseguir sobreviver nas ruas de Salvador. 
Os personagens são bem descritos e apresentam personalidades fortes e marcantes.



1º. Dom Casmurro - Machado de Assis
Sinopse: Machado de Assis, escrevendo Dom Casmurro, produziu um dos maiores livros da literatura universal. Mas criando Capitu, a espantosa menina de "olhos oblíquos e dissimulados", de "olhos de ressaca", Machado nos legou um incrível mistério, um mistério até hoje indecifrado. Há quase cem anos os estudiosos e especialistas o esmiuçam, o analisam sob todos os aspectos. Em vão. Embora o autor se tenha dado ao trabalho de distribuir pelo caminho todas as pistas para quem quisesse decifrar o enigma, ninguém ainda o desvendou. A alma de Capitu é, na verdade, um labirinto sem saída, um labirinto que Machado também já explorara em personagens como Virgília (Memórias Póstumas de Brás Cubas) e Sofia (Quincas Borba), personagens construídas a partir da ambiguidade psicológica, como Jorge Luis Borges gostaria de ter inventado.

Meu preferido <3 
Sou apaixonada pela história e pela forma como foi escrita. Desde o começo do enredo Capitu já se mostra uma garota/mulher de personalidade forte, sempre com boas ideias e planos para ajudar Bentinho.

O fim do livro nos deixa uma dúvida: afinal ela traiu ou não Casmurro?
Na minha humilde opinião não houve traição nenhuma, o Bentinho se envenenou com o próprio ciume e julgou muito mal a amizade da esposa com Escobar. 






Agora me conta, qual é seu clássico nacional preferido? 

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Eu to com "o cortiço" na cabeceira a um tempão, e ainda não o li, acho que irei começar, é bom saber que tem um pouco de humor. Uma vez no ônibus, vi um jovem lendo capitães de areia, uma capa bem antiga, e as paginas bem desgastadas, acho que pegou em alguma biblioteca, espiei um pouco, fiquei interessada, mas acabei esquecendo. Um livro nacional que gosto muito e recomendo é Quarup de Antonio Callado. Cheiro

    www.acordamagrelissa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou suspeita pra falar, mas que você tem que começar a ler O Cortiço o quanto antes, é um livro muito bom. Capitães é incrível, se você ainda estiver em dúvida sobre a leitura, recomendo o filme que é uma adaptação quase perfeita.
      Achei o enredo de Quarup bem interessante, já está na lista de futuras leituras haha

      Excluir
  2. Oi Ana!
    Dos citados, eu li O Cortiço e Dom Casmurro, e analisando agora, gosto dos dois, apesar de na época não ter gostado tanto. Não cheguei a ler esse livro do Jorge Amado, mas li um outro do autor: Terras do Sem Fim. Acredito que esse foi o livro que mais gostei de ler daqueles de leitura obrigatórias do vestibular.
    Um outro autor nacional que eu gosto muito é Érico Veríssimo e meu livro preferido dele é Incidente em Antares. Tente ler algo desse autor um dia.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      Recomendo muito Capitães da Areia, é fantástico como o autor consegue retratar, em uma publicação de 1937, problemas tão presentes em nosso cotidiano.
      Obrigada pela dica, neste ano pretendo ler mais obras nacionais.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Biblioteca Colorida | Oficial - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Natana Duarte. Tecnologia do Blogger. imagem-logo