-

Resenha #4 - A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak

Título: A Menina que Roubava Livros
Autor: Markus Zusak
Editora: Intrínseca
Páginas: 480
Sinopse: A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.
Onde Comprar?
Submarino - Americanas


Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.

Liesel está prestes a conhecer sua nova família, Rosa e Hans Hubermann, um casal que adota ela e seu irmão em troca de um auxilio oferecido pelo governo alemão. Em uma viagem de trem a caminho de Munique, onde mais tarde, será sua nova casa, Liesel vê seu irmão mais novo morrer subitamente ao seu lado. Sua mãe e ela enterram o garoto em uma cidadezinha no meio do trajeto. Liesel, assustada com os últimos acontecimentos, comete seu primeiro roubo, o livro “O Manual do Coveiro” que o rapaz que enterrou seu irmão deixou cair. Mesmo sem saber ler, ela guarda o livro consigo.
Chegando ao destino, Liesel conhece sua família: sua nova mãe Rosa, uma mulher de linguagem agressiva e mau humorada e Hans, seu novo pai, um homem gentil e de coração generoso. Logo conhece também, Rudy seu vizinho com quem consegue uma sincera e fiel amizade. 
Os primeiros dias de Liesel em sua nova casa não foram nada fáceis, ela definitivamente não conseguia se adaptar e suas noites eram cheias de pesadelos. Com muito carinho Hans, passa a consolá-la durante a madrugada e ensina a garota a ler e escrever. “O Manual do Coveiro” é o primeiro de muitos livros que Liesel terá como companhia durante a complicada Grande Guerra.
Outros personagens também se tornam peças chave na vida de Liesel, inclusive com a mulher do prefeito, com quem tem uma curiosa relação. Liesel se aproxima ainda mais do “mundo das palavras” quando conhece Max, um judeu que a sua família acaba acolhendo, em segredo.

QUANDO A MORTE CONTA UMA HISTÓRIA, VOCÊ DEVE PARAR PARA LER.

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Olá!

    Bom texto, pena que não curti a história

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamila!

      Obrigada :D
      mas é realmente uma pena que você não ter curtido a história, pra mim foi um livro para refletir.

      Excluir
  2. Ainda estou só no filme que amei, mas tenho sim vontade de ler. ótima resenha.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, tenho certeza que não vai se arrepender.
      Muito obrigada, beijos

      Excluir
    2. Eu também vi o filme e adorei mesmo. Portanto, o livro deve estar mesmo espetacular. Tenho de tratar de ler também. :) Beijocas

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Biblioteca Colorida | Oficial - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Natana Duarte. Tecnologia do Blogger. imagem-logo