-

Resenha #9 - Garota, Interrompida - Susanna Kaysen


Título: Garota, Interrompida
Autora: Susanna Kaysen
Editora: Única
Páginas: 189
Sinopse: Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Keysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era logo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. O que é sanidade?
Onde Comprar?
Submarino - Americanas

  Susanna Kaysen, com apenas 18 anos já não aguenta mais a realidade em sua volta. Após tentar cometer suicídio e ser diagnosticada com um transtorno de personalidade, seu médico decide interná-la no hospital psiquiátrico McLean.
  Sua vida mudou completamente durante os dois anos de internação. Sua rotina passou a ser regrada, controlada e repleta de consultas e remédios, mas isso não impediu que Susanna fizesse amizades ou passasse por momentos engraçados, tristes e angustiantes. Suas amigas Lisa, Georgina, Polly e Daysi não deixaram que aquele tempo no hospital fosse de todo ruim.

As pessoas me perguntam: como você foi parar lá? O que querem saber, na verdade, é se existe alguma possibilidade de também acabarem lá.  Não sei responder à verdadeira pergunta. Só posso dizer: é fácil. (pág. 11)

Baseado na história da própria autora, esse livro nos mostra a realidade desconhecida de um hospital psiquiátrico. Cada detalhe, o tratamento e o ambiente, as enfermeiras e os equipamentos, as brigas e os momentos de lazer, todos são narrados com certa dor e prazer. Prazer esse, de ter vivido e ter superado.
Sem enrolações, a autora é direta descreve tudo com muita franqueza e objetividade. Como o livro tem capítulos curtos, a leitura flui tão rapidamente que nem se percebe as 189 páginas.
Entre os capítulos há alguns relatórios com anotações de enfermeiras e médicos sobre o comportamento de Susanna como paciente, o que trás mais impacto ao livro e o deixa mais interessante. 

Pra quem não sabe, Garota, Interrompida inspirou, em 1999, a adaptação de mesmo nome, que concedeu a Angelina Jolie o Oscar de melhor atriz coadjuvante. Vale a pena assistir antes ou depois da leitura.




Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Estou doida para ler .
    Engraçado como cada blog tem seu proprio estilo né? Nosso templates são iguais , mas ao mesmo tempo diferentes.
    http://eimeconta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, é um livro ótimo
      Pois é, cada um com seu próprio estilo.

      Excluir
  2. E eu, que não sabia que tinha o livro? :O
    O filme é maravilhoso. O livro, então... deve ser incrível!
    Entrou pra lista de desejados. Beijo!

    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então né, muita gente ficou sabendo o filme bem antes do livro (eu fui uma dessas haha)
      A qualidade do livro é bem parecida com a do filme, vale muito a pena.

      Excluir
  3. Nossa seu post foi maravilhoso, pois estava procurando um livro para ler agora nas feria mais não sabia qual ler e depois de lê essa resenha ja sei qual vou comprar.
    http://messofagirl0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ester,
      que bom que gostou da resenha, vale super a pena ler Garota Interrompida. É um livro com capítulos curtos, então a leitura flui bastante.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Biblioteca Colorida | Oficial - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Natana Duarte. Tecnologia do Blogger. imagem-logo