-

Top 3 - Adaptações Literárias

Quem é que não gosta de um filme? Difícil achar alguém que não goste. Quando é uma adaptação daquele livro que você ama então, melhor ainda. Aposto que você fica eufórico quando está chegando perto do dia da estréia assim como eu haha. Então resolvi fazer um Top 3 com as minhas adaptações favoritas.



1º. Harry Potter - J.K. Rowling
Com seus pais mortos, Harry Potter (Daniel Radcliffe) é criado pelos tios. Só descobre que é um bruxo aos 12 anos, quando recebe um convite da melhor escola de magia e bruxaria: Hogwarts. Com seus amigos Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson), ele vive grandes aventuras para tentar salvar seu novo mundo do bruxo mais perigoso que já existiu e que está retornando: Lord Voldemort. 

O primeiro lugar ficou com a série Harry Potter, composta de sete livros que resultaram em oito filmes.  A trilha sonora, maquiagem, figurino ficaram ótimos, além de que os atores foram muito bem selecionados, suas características se encaixaram direitinho com a dos personagens, a própria autora J.K. Rowling fez a "exigência" de que todos os atores fossem britânicos. O universo de magia, assim como as criaturas, o cenário, foram muito bem descritos. Foram bastante fiéis ao livro, tanto na questão do roteiro como em efeitos visuais. A adaptação mais criticada foi a do livro 'Harry Potter e a Ordem da Fênix' onde muitas cenas foram cortadas e teve poucos detalhes importantes.

O vídeo é um pouco longo mas mostra um pouco de cada filme, achei interessante colocar mesmo assim haha e não achei um legal que tinha legenda, sorry :(






2º Jogos Vorazes - Suzanne Collins
Num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual - e mortal - entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.

O segundo lugar ficou a trilogia Jogos Vorazes, composta por 3 livros e renderam 4 filmes.  Jogos Vorazes (2012) e Em Chamas (2013), foram aclamados pela crítica e pelos fãs. Nenhum detalhe relevante nos livros passou despercebido nos filmes. A riqueza de detalhes e a fidelidade com a obra original agradaram muito. 
Vale lembrar que os filmes A Esperança - Parte 1 será lançado na próxima semana, dia 19 de novembro e, A Esperança - Parte 2 em novembro de 2015.

Vídeo com SPOILERS as melhores cenas de Jogos Vorazes e Em Chamas.



3º. A Culpa é das Estrelas - John Green
Hazel Grace (Shailene Woodley), uma jovem de 16 anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters (Ansel Elgort), de 17 anos, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma, se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.

O clássico do John Green, que entrou em cartaz no Brasil em junho desse ano, não podia ficar de fora. Em terceiro lugar, a adaptação de A Culpa é das Estrelas mostrou grande fidelidade ao livro, tanto no enredo e no destaque dos principais detalhes quanto na decisão dos atores menos do Gus que não parece nada com o personagem do livro.
Na minha opinião, o filme deixou um pouco a desejar nos detalhes, alguns ficaram faltando no filme e outros não foram muito destacados. Também não achei o filme tão emocionante quanto o livro, como eu esperava. Mesmo com esses pequenos "errinhos", a adaptação ficou ótima e descreve muito bem o livro.

Trailer de A Culpa é das Estrelas





E aí, gostaram? Concordam com o meu Top 3? E qual a adaptação favorita, ou a melhor, na opinião de vocês?

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Jogos vorazes <3 <3 <3 que venha a Esperança !

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito dos livros sobre o detetive Sherlock Holmes e tem uma série sobre ele que se passa na Londres atual que é simplesmente fantástica. O nome da série é Sherlock, caso você queira assisti-la.
    Já ao contrário de você, eu não AMO as adaptações de HP para o cinema. Gosto muito muito muito dos livros, mas acho que os filmes deixam bastante a desejar, apesar de serem legais. É que os livros me parecem tãaao melhores que a expectativa é muito alta.

    Beijos,
    leitoresforever.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me interessei, gosto bastante dele também, vou procurar pra assitir.
      Sim, em adaptações os livros são sempre muito melhores. E nos filmes de HP já percebi muitas coisas que tem nos livros e que eles não colocaram no filme. Infelizmente, as adaptações nunca são perfeitas :(

      Excluir
  3. Oi VIctória,
    eu amo muito ACEDE e não me incomodei com os errinhos da adaptação para o cinema, mas ainda acho que o livro é melhor que o filme, rsrs.
    Não li Jogos Vorazes, mas vi os filmes, e, para falar a verdade, gostei só do primeiro e não tenho muitas expectativas para o terceiro. Mesmo assim, vou assistir no cinema ;)
    E Harry Potter pra mim é incondicional, não tenho nada para reclamar nem fico comparando filme com livro, consigo gostar de ambos, entendendo cada um com suas características. Acho que muito dessa admiração pelos filmes vem dos atores, que como vc disse, se encaixaram perfeitamente nos papéis e conquistaram os fãs da série.

    Ontem indiquei seu blog para uma TAG, fechei o post meia-noite e deixei para vir aqui comunicar hj de manhã, mas, para minha surpresa, vcs foram mais rápidas que eu e já viram que foram indicadas, rsrsrs. Então, espero que gostem e depois me mandem o link para conhecer suas respostas, ok?

    Bjos!

    http://seiqueeusei.blogspot.com.br/2014/11/dias-da-semana-tag.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joana!
      Eu também, sou apaixonada haha <3 não me incomodei muito também, porque, apesar desses pequenos detalhes, eles captaram muito bem a história. Concordo, o livro é bem melhor haha.
      Pelo trailer o filme parece ser muito bom. Eu ia dia 20 com as meninas no cinema, só que não vou mais :c
      Gosto muito dos dois também, mas gosto de ficar comparando haha. Sim, os atores tem tudo a ver com os personagens do livro, acho que isso é uma parte muito importante pra fazer uma adaptação boa.

      Achei bem legal a tag haha mas, como a Ana disse no comentário do seu post, estamos meio ocupadas. Mas vamos tentar responder o mais breve possível e, assim que respondermos, te mandamos o link, ok?

      Beijos!

      Excluir
  4. Oi, Victória... é estranho chamar alguém com meu nome hahaha
    Essas adaptações são uma das melhoras já feitas, correspondem ao livro e são magníficas, mas não troco o bom livro pelo filme, sempre ele vai ser melhor hahah
    Sou apaixonada por Harry Potter, é uma história tão envolvente que acabamos nos sentindo parte daquele mundo da magia.
    Beijão
    http://www.depois-do-cafe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Victoria! Realmente é estranho hahaha
      O livro sempre vai ser melhor <3
      Simmmmm, eu ainda estou esperando ser chamada pra ir pra hogwarts, ter minha varinha e comprar minha coruja hahaha
      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Biblioteca Colorida | Oficial - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Natana Duarte. Tecnologia do Blogger. imagem-logo