-

Fight Like a Girl

Estamos em tempos de discussão e descobertas sobre o feminismo. Desde o discuso transformador e esclarecedor de Emma Watson (nossa eterna Hermione <3) sobre a tão sonhada igualdade de gêneros, muitos homens (sim, homens!) e mulheres estão se descobrindo e firmando como feministas. 
Segundo o dicionário, feminismo é a ideologia que defende a igualdade, em todos os aspectos (social, político e econômico), entre homens e mulheres. Ser mulher, pelo menos pra mim, significa poder fazer o que quiser, ter o direito de dizer não. 

No mundo literário e cinematográfico temos personagens fortes que nos mostram que ser uma garota e/ou lutar como uma não é vergonha nenhuma, mas sim um grande orgulho. Surpreendentemente, dias atrás, conheci no blog Não Provoque, o trabalho da ilustradora Kaol Porfírio, que criou um projeto que trata exatamente disso. Não podemos deixar que fazer algo “como uma garota” soe como ofensa. 

"Acredito que crianças de todas as idades precisam ver mais personagens femininas em papéis principais. E não, não são só as meninas que precisam desses filmes. Garotos precisam entender que mulheres podem fazer qualquer coisa, e desenhos animados e jogos nem sempre mostram isso com clareza." - Kaol, criadora do projeto. 

Trouxe algumas ilustrações dela pra vocês conferirem. 

"Hermione não é só uma personagem forte. Ela é uma parte essencial da vida de Harry, da narrativa e uma grande protagonista da história. (...) Harry Potter é diferente no sentido de que você vai encontrar mulheres importantes da série, assim como os homens, e não há nenhuma diferença entre os sexos. As personagens femininas têm papéis cruciais, não são meros esteriótipos. As mulheres, muitas vezes, lutam suas próprias batalhas e elas não contam com os personagens masculinos para salvá-las. Hermione luta de forma diferente do que os meninos na série. Sua força é sua razão e lógica, a fim de resolver problemas e mistérios."

"Katniss é uma exímia arqueira, obrigada a caçar para alimentar sua família desde sempre. É uma das poucas pessoas a se voluntariar para os Jogos Vorazes ao ver sua irmã em perigo. Acostumada à constante batalha contra a fome, Katniss se vê em vantagem nos Jogos e a única vez em que se permite ser ajudada, é por alguém mais "fraco" que ela. Sua família é sua fraqueza e sua força, e é por elas que Katniss vence os Jogos mais de uma vez." 

"Merida é uma princesa de cabelos ruivos que, simplesmente, não quer se casar. Ela prefere montar seu cavalo, beber água de cachoeiras e usar o arco e flecha. A Pixar nunca havia feito uma garota protagonista e também nunca havia tido uma mulher dirigindo um de seus filmes, até Brave."

"Hua Mulan é a heroína que, disfarçada de guerreiro, se une a um exército exclusivamente masculino conforme descrito no famoso poema narrativo chinês 'A Balada de Mulan'. Sua história originou um filme de animação em 1998, feito pela Disney, chamado Mulan."


Quais personagens lutam como garotas e nos representam? Me conta nos comentários. 
Não se esqueçam de curtir a page da Kaol pra acompanhar o projeto. 

"Você luta como uma garota"
"Obrigada"

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Nossa me apixonei por este post, talvez por que pensar da seguinte forma desde pequena quando via filmes, "por que essa mulher não ser virá sozinha?POque fica esperndo alguem pra salva-la?depois de grande por que esses escritores colocam as mulheres como se sempre estragam um plano ou necessita de um heroi em sua vida?..."Nós mulheres podemos muito bem nos virar sozinhas sem depender de um homem. a não se força fisica ok?kkkk mas olha essas personagens mostram bem isso. Basta trabalharmos juntos, em comum acordo homens e mulheres!bjkas e arrasou no post, é assunto que me fez escrever bastante em comentario, pois isso é assunto que va longe! Ha e vc arrasou! http://garotafucada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre pensei da mesma forma, por que as mulheres sempre são as mais frágeis e as que precisam de cuidados? Gosto de ver como visão feminina está mudando tanto na literatura quanto nos filmes, como as mulheres estão sendo retratadas com toda a força e coragem que sempre tiveram.
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado do post. Beijos

      Excluir
  2. Adorei o post, que artes linda :3 <3


    Kami do blog: http://ka-kamikaze.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, o trabalho da Kaol é realmente lindo :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Biblioteca Colorida | Oficial - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Natana Duarte. Tecnologia do Blogger. imagem-logo