-

Resenha #29 - A Garota que Tinha Medo - Breno Melo

Título: A Garota que Tinha Medo
Autor: Breno Melo
Páginas: 280
Editora: Chiado
Sinopse: Marina é uma jovem que faz tratamento para a síndrome do pânico. Às voltas com o ingresso na universidade, um novo romance e novas experiências, Marina tem seu primeiro ataque de pânico. Sua vida vira de cabeça para baixo no momento mais inapropriado possível e então psiquiatras e psicólogos entram em cena. Acompanhamos suas idas ao psiquiatra e ao psicólogo, o tratamento farmacológico e a psicoterapia. Ao mesmo tempo, conhecemos detalhes de sua vida amorosa e sexual, universitária e profissional, social e familiar na medida em que elas são marcadas pela síndrome. Um tema atual. Uma excelente obra tanto para conhecimento do quadro clínico como entretenimento, narrada com maestria e de uma sensibilidade notável.
Onde Comprar? - Loja virtual da Editora 


O autor Breno Melo, em sua mais recente publicação, A Garota que Tinha Medo, nos apresenta Marina, uma garota paraguaia que teria tudo pra levar uma vida normal. Tinha... 
Em meio à pressão da mãe com os estudos e um namoro complicado, Marina começa a ter sintomas estranhos que logo desencadearam a Síndrome do Pânico. Cada crise é narrada de uma forma detalhada e sensível, todos os sentimentos descritos pela protagonista nos transporta ao universo dos panicosos e que, apesar de aparentemente distante do nosso, o grau de identificação com a personagem é imenso.


Não preciso nem dizer que adorei a leitura né? Gosto não só de ler, mas também de aprender com os livros e com esse, apesar de alguns termos técnicos tudo é muito bem explicado. Consegui entender o que é a síndrome e como ela afeta a vida das pessoas. 
A religião é um assunto bem discutido durante a história, Marina é uma garota de muita fé e não a abandona durante o tratamento médico. Ainda hoje, muitas pessoas pensam que por acreditar em Deus, tem que abandonar ou desconfiar das práticas médicas, e o autor conseguiu mostrar de uma forma bem clara que, os dois lados (religioso e médico) podem andar de mãos dadas. 
O preconceito também é abortado no livro, a protagonista conta com poucos amigos durante a jornada do diagnóstico e tratamento, pois infelizmente muitas das doenças psicológicas, como a Síndrome do Pânico, por exemplo, são tratadas como "frescura" pelos leigos e por quem nunca teve ou conviveu com isso, e por isso acabam se afastando. 
Essa é uma leitura mais do que recomendada. É uma leitura não só para entretenimento, mas também para informação. 

“Queria ser como os outros seres humanos, mas o fato é que eu não era. Sempre fui estranha, e um dia isso ficou claro como a água."

Gostaria de agradecer o autor por ter entrado em contato comigo, disponibilizar um exemplar do livro e por nos proporcionar uma história tão completa. Obrigada Breno <3

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Eu amei muito esse livro! E é bem isso, o livro nos ensina que o que é tratado como frescura por muita gente, é algo bem sério pra quem sofre. Sei bem! =)

    http://quasedemanha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, infelizmente o preconceito de alguns fala mais alto quando se trata de um assunto desconhecido. Esse livro é um aprendizado.

      Excluir
  2. Nunca li o livro , mais vou procura-lo . Parece ser muito bom *-*
    Bjnhs

    http://littleerain.blogspot.com.br/2015/03/poema-armadilhas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro ótimo, com uma leitura que se desenvolve super rápido.
      Beijos

      Excluir
  3. Nossa, parece ser bem interessante! Concordo com você em relação a aprender com a leitura também, gosto bastante disso, por isso adoro histórias que retratam algum tipo de doença, principalmente as psicológicas. Parece ser uma ótima leitura!
    E eu estou apaixonada pelo seu blog, que coisa mais linda! hahaha. Parabéns! <3

    Lovecats | allieprovier.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada melhor que aprender com a leitura, não é?
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado do blog :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Biblioteca Colorida | Oficial - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Natana Duarte. Tecnologia do Blogger. imagem-logo