-

Capas pelo Mundo #1 - A Menina que Roubava Livros


O primeiro post tem que ser especial, certo? Então resolvi começar com as Capas pelo Mundo, uma coluna onde vou mostrar pra vocês várias capas de um determinado livro. O primeiro será, um dos meus livros favoritos, A Menina que Roubava Livros do australiano Markus Zusak.
Sinopse: A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.
Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.
A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público.


Vamos as capas:

Alemanha, Reino Unido e Portugal

Espanha, Itália e Austrália
EUA, China e Brasil
Capa inspirada na adaptação de 2014

E aí gente, qual delas foi a preferida de vocês? E qual delas não agradou muito? 

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Oi Ana!
    Eu amo esse livro, e gosto muito da capa brasileira, toda branca. Mas tbm gostei das 3 primeiras que vc mostrou, que parecem papel antigo. A única que eu não gostei foi a americana, com dominós caindo... o que tem a ver com a estória?
    Boa sorte com o blog, estou seguindo ;)
    Bjos!

    http://seiqueeusei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joana!
      Também amo esse livro e sou apaixonada pela capa brasileira. Pra falar a verdade, também não entendi muito essa capa americana kk

      Muito obrigada, beijos

      Excluir
  2. Capa branca brasileira é a mais legal, seguido pela chinesa.

    E a versão italiana ganhou o prêmio "não compro pela capa"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa brasileira é minha preferida, mas essa chinesa também é linda. Eu também não compraria a italiana, não gostei dessa Liesel meio Chapeuzinho Vermelho.

      Excluir
  3. Já lí esse livro e adorei!
    Seguindo também flor!
    www.vouderosaa.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Biblioteca Colorida | Oficial - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Natana Duarte. Tecnologia do Blogger. imagem-logo