-

Resenha #11 - Jogos Vorazes - Suzanne Collins


Título: Jogos Vorazes (The Hunger Games #1)
Autora: Suzanne Collins
Páginas: 397
Editora: Rocco
Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
Onde Comprar?  Submarino - Americanas 


Em Jogos Vorazes somos apresentados à Panem, um país economicamente e territorialmente dividido em 12 Distritos, cada distrito é responsável pelo fornecimento de um produto, para suprir as necessidades da controladora Capital, o Distrito 4, por exemplo, tem como principal atividade a pesca; já o Distrito 12, tem como atividade a mineração de carvão.
Por que os Distritos não se unem contra a Capital? Bom, isso já aconteceu há 74 anos e seu resultado não foi nada positivo... O Distrito 13 foi totalmente destruído e os Jogos Vorazes foram criados com um lembrete para os Distritos não cometerem o mesmo erro do passado. Assim cada Distrito é obrigado a mandar um tributo feminino e um masculino para lutar por sua sobrevivência, enquanto todo o país assiste.
É no distrito 12 que vive Katniss, uma garota de 16 anos, que caça ilegalmente para garantir o sustento de sua família depois que seu pai, um trabalhador das minas de carvão, faleceu quando ela tinha apenas 11 anos. O sorteio dos tributos, a chamada Colheita, desse ano é o que mais lhe preocupava. Era o primeiro ano de sua irmã mais nova Prim, cujo nome foi inscrito uma única vez, mas isso não impedia que medo tomasse conta da garota.
Inesperadamente Prim é sorteada para ser o tributo feminino e, num ato desesperado e espontâneo, Katniss se voluntaria no lugar da irmã, se juntando então, a Peeta Mellark como tributo do Distrito 12.
Os dois são levados à Capital onde começam os preparativos para os Jogos. Treinos, entrevistas, busca por patrocinadores, tudo isso banhado por um luxo e um status de celebridade que os tributos nunca presenciaram no Distrito 12. A equipe designada aos tributos é incrível, com destaque para Effie, Haymitch e Cinna, que conseguem toda atenção, principalmente, à Katniss, garantido que a garota não seja esquecida tão cedo.
Quando os 24 tributos chegam à Arena a coisa muda totalmente, nada de luxo ou entrevistas. Agora a única regra é sobreviver, afinal apenas um vencerá os Jogos. Qual Distrito terá seu tributo sobrevivente?


O livro é narrado pela protagonista Katniss, então conseguimos entender todos os planos e pensamentos da personagem. Vemos como ela é forte, decidida e corajosa, apesar o medo de ser ‘caçada’ na Arena estar presente em todos os momentos. 
Gostei muito do livro e da escrita da autora, são diretos, sem enrolação e ao mesmo tempo com uma incrível riqueza de detalhes.
Se preparem pra cenas fofas e muito choráveis entre Katniss e Peeta ♥ juro que não é spoiler haha, e cenas bem fortes e cheias de ação. 
É inegável a crítica política presente o livro, principalmente a política do “Pão e Circo” (panem et circenses) utilizada pela Capital, provavelmente vem daí o nome do país. 

Se você gosta de distopia, histórias emocionantes e um romance em meio ao caos de uma luta pela sobrevivência assim como eu... corre pra livraria, porque os Jogos Vorazes estão te esperando. 

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Gostei muito da sua resenha *-*
    Li Jogos Vorazes há mais de um ano, mas consegui me relembrar bem da história com a resenha e até me emocionei lembrando da Katniss e do Peeta Hehehe
    Eu adorava essa trilogia, mas meu amor e fixação por ela acabou diminuindo com o tempo. Por exemplo, ano passado eu estava doida para ver Em Chamas na época do lançamento, mas agora nem lembrava direito qual a data de estreia de A Esperança. De qualquer forma, sinto que ainda guardo um carinho pelos livros e pelo Peeta, em especial euheuhue.

    Beijos
    leitoresforever.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris,
      Que bom que gostou da resenha, foi uma responsabilidade muito grande escrever sobre um livro tão comentado.
      Acho que a trilogia causa essa fixação em todos, a autora soube exatamente como prender nossa atenção e despertar nossa curiosidade. Mas é normal também que ela passe com o tempo, afinal novos livros vão aparecendo e nossa atenção fica voltada à eles.
      Olha, compartilhamos (e muito) esse carinho pelo Peeta, ele é tipo o cara ideal, o namorado dos sonhos haha

      Beijos

      Excluir
  2. Adorei a resenha, parabéns!!! Gosto bastante da saga, não é minha preferida, mas estou louca para ver o filme A Esperança - Parte 1!!!! Beijos,

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, que bom que gostou :D
      Também estou louca para assistir, quero ir o mais rápido possível.

      Beijos

      Excluir
  3. Parabens pela resenha , adorei
    sou apaixonada por jogos vorazes
    http://eimeconta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Biblioteca Colorida | Oficial - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Natana Duarte. Tecnologia do Blogger. imagem-logo