-

Resenha #34 - O Cortiço - Aluísio Azevedo

Título: O Cortiço
Autor: Aluísio Azevedo
Páginas: 267
Editora: Nova Fronteira
Sinopse: “O Cortiço”, livro publicado em 1890, é considerado uma obra-prima do Naturalismo no Brasil. Ainda que notadamente influenciado por Émile Zola, são notórios o vigor e a originalidade de uma narrativa que traz à baila os problemas sociais urbanos da sociedade daquela época — tendo como “palco” principal um cortiço. Pintor de variada galeria de tipos, da representação do cotidiano, Aluísio Azevedo fixou-se nas letras com seu traço forte e também por personificar, com grande destaque, a fase naturalista brasileira.





Em O Cortiço, é narrada a trajetória de João Romão, um português sem escrúpulos, mesquinho e ambicioso, cujo único objetivo de vida é enriquecer. Para conseguir mais e mais dinheiro, ela explora os empregados, onde nem mesmo sua amante Bertoleza escapa, ele a obriga trabalhar sem descanso, trabalhando sem feriado nem dia santo. Em pouco tempo, ele consegue juntar dinheiro e compra todo o terreno ao redor de sua venda. Nesse grande terreno constrói 100 casinhas e abre o Cortiço São Romão.
Os moradores do Cortiço, tem sua própria e importante história que passa a ser narrada paralelamente com a de João Romão. Apesar de viverem em meio a simplicidade e as dificuldades, esses moradores são um muito alegres, sempre fazendo festa. 


Não me canso de dizer pras pessoas tirarem a "mochilinha do preconceito" e conhecer pelo menos um dos clássicos. Eu também não lia esses livros, eu também achava que por ser velho era chato. Isso tudo até divulgarem a lista de leituras obrigatórias para o vestibular... Não tinha outra saída. Olha, ainda bem que eu li, me apaixonei por várias obras e O Cortiço foi uma delas. 
O autor descreve os personagens e suas atitudes de forma animalesca e selvagem, aspectos muito marcantes durante a Fase Naturalista da literatura brasileira, bem diferente do modo romântico que estamos acostumados, onde tudo é idealizado. 
Com o decorrer da história, me interessei bem mais pela vida dos moradores do Cortiço, que são bem mais interessantes que a obsessão pelo dinheiro de João Romão. 
O triângulo amoroso entre Rita Baiana, Jerônimo e Firmo apesar de ter grande destaque não me encantou, as atitudes de Jerônimo são desprezíveis. Não o julgo por se apaixonar por Rita, mas sim por abandonar a filha, deixar a criança sem carinho, presença paterna e privá-la dos estudos. 
A história de Pombinha vai crescendo e se mostrando relevante, no início ela era apenas uma garota esperando o dia de seu casamento, mas passado o tempo descobrimos uma mulher forte, auto suficiente, que abandona o marido e vai viver com Léonie, uma prostituta que torna-se sua amante. Não tenho dúvidas que na época, meados do século XIX, esse romance lésbico causou grandes polêmicas, afinal não era um assunto discutido tão abertamente na literatura nacional.
O Cortiço foi um livro que me apresentou uma nova fase e espero que outros leitores possam, agora ou em algum dia, conhecer a história mais a fundo e se apaixonar também. 

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Eu tenho esse e outros clássicos, mas confesso que - por enquanto - não pretendo lê-los.
    O cortiço parece ser muito envolvente. Adoooooooooooooro uma polêmica por causa de tabus hahahahaha

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kemmy,
      como já disse anteriormente, O Cortiço é um dos melhores clássicos que já tive a oportunidade de ler. Mas, se você ainda não sentiu a vontade e curiosidade de desfrutar desses clássicos, não se force.. em algum momento essa vontade vai aparecer.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi, como vai?
    Ainda não li O Cortiço mas estava trabalhando trechos dele em literatura e realmente depois de conhecer melhor fiquei curiosa. Também tinha esse preconceito com clássicos e esse primeiro contato com O Cortiço foi muito importante para tirar isso de mim. Ainda não li nenhum clássico, mas tenho alguns na minha lista, claro, incluindo O Cortiço, e espero poder apreciá-los em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha tirado a mochilinha do preconceito e ter começado a dar uma chance aos clássicos. É comum que esse primeiro contato seja na escola, no meu caso também foi assim.

      Beijos

      Excluir
  3. Que bom que gostou do livro e sendo obrigátorio lê-lo, isso foi bom, pois você deu uma chance aos clássicos, eu não sei se leria, mas quem sabe, né? Sua resenha me deixou curioso para saber a vida desse cortiço! ;)

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a melhor coisa que eu fiz foi ter me permitido a gostar de um gênero literário mais antigo. Tomara que essa curiosidade se transforme em vontade de ler e que aprecie a história tanto quanto eu.

      Abraços

      Excluir
  4. Olá
    eu não li o livro mas eu já li os quadrinho da editora Atica eu acho
    vi la na biblioteca da escola e não resisti, achei muito divertida os quadrinho
    Bjks
    Passa Lá No Meu Blog : ♥http://ospapa-livros.blogspot.com.br/♥
    Passa Lá No Meu Blog : ♥http://ospapa-livros.blogspot.com.br/♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      os quadrinhos devem ser bem interessantes, mas prefiro ler os textos integrais, gosto de muitos detalhes haha

      Beijos

      Excluir
  5. Oi, eu adoro clássicos, li muito na época de colégio e ainda continuo lendo, bem pouco na verdade, mas pretendo mudar isso esse ano. E vivo dizendo que agora não tem mais desculpa para não ler clássicos porque muitas editoras estão fazendo relançamentos com a escrita menos formal. Estou lendo agora um clássico maravilhoso que não é tão dificil assim, é mais contemporâneo O sol é para todos do autor Harper Lee, um clássico que indico a todos.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simeia,
      Já vi muitas críticas positivas de O Sol é Para Todos, me parece ser um livro bem interessante.
      Pretendo dar uma pausa nos clássicos neste ano (abandonar não, só uma pausa mesmo), pois pretendo ler os lançamentos.

      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Biblioteca Colorida | Oficial - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Natana Duarte. Tecnologia do Blogger. imagem-logo