-

Resenha #37 - Zumbis x Unicórnios - Holly Black e Justine Larbalestier

Título: Zumbis x Unicórnios
Autoras: Org. Holly Black e Justine Larbalestier
Páginas: 388
Editora: Galera Record
Sinopse: Nesta antologia, editada por Holly Black e Justine Larbalestier, diversos contos apresentam fortes argumentos a favor de Zumbis de um lado e de Unicórnios de outro. Os argumentos, que incluem tanto pontos negativos e positivos de cada lado, são expostos por renomados autores, entre eles Cassandra Clare, Meg Cabot e Scott Westerfeld, que deixam clara a preferência por um time ou outro.
Onde Comprar? Submarino - Americanas 





Desde o início dos tempos, uma questão vem ganhando espaço: Zumbis ou Unicórnios
Ok, talvez não desde o início dos tempos, mas desde de 2007, quando Holly Black (defensora dos Unicórnios) e Justine Larbalestier (defensora dos Zumbis) começaram uma grade discussão sobre qual criatura mágica/sobrenatural era melhor. A partir daí, a questão se tornou um fenômeno tanto na internet, quanto em eventos de literatura. Essa coisa ficou tão fora de controle que a única solução foi criar essa antologia. 
Para resolver de uma vez por todas essa questão, cada time recrutou 6 autores para defender sua criatura preferida, tendo como intenção principal nos mostrar que nem todos os Zumbis são ruins e nem todos os Unicórnios são fofinhos. No Time Zumbi temos Libba Bray, Cassandra Clare, Alaya Dawn Johnson, Maureen Johnson, Carrie Ryan e Scott Westerfeld; já no Time Unicórnio temos Meg Cabot, Kathleen Duey, Margo Lanagan, Garth Nix, Naomi Novik e Diana Peterfreund. 
Como uma espécie de introdução antes de cada conto, temos um diálogo bem humorado e cheio de provocações entre Holly e Justine, onde comentam sobre a história que estaria por vir. 

É evidente que em uma antologia, algumas histórias se destacam mais que outras e nessa não é diferente. Desses contos, 4 prenderam minha atenção de uma foram especial, e é por isso que vou dar um destaque maior pra eles nessa resenha haha <3 


As crianças da revolução, por Maureen Johnson
Sofie achou que teria as férias perfeitas ao lado do namorando, afinal o que seria melhor do que viajar para a Inglaterra? Mas nada saiu como planejado, ela acabou sozinha, sem namorado e sem dinheiro. A única forma de fugir dessa viagem desastrosa seria arrumando um emprego de babá, cuidando de 5 bebês com atitudes bem peculiares, na casa de uma atriz famosa. 
"Então sim. Eu devia ter percebido que essas não eram crianças normais. Mas pensei, filhos de celebridades. Bem, eles são apenas diferentes. Você não pode aplicar os mesmos padrões que aplica a crianças normais." 
Como eu ri com esse conto, Maureen é uma gênia haha. 
Juro pra vocês, não sei se foi só comigo, mas essa atriz me lembou muito a Angelina, não só por ter adotado vários bebês em vários países diferentes, mas também por algumas atitudes ou até mesmo pelo jeito de falar. Sério. 


O cuidado e a alimentação de seu filhote de unicórnio assassino, por Diana Peterfreund
Eles são criaturas temidas. Não poderia ser diferente, afinal no outono passado dois adolescentes foram assassinados por um unicórnio. As vítimas eram primos de Wen, uma garota com um dom diferente: ela atraí essas criaturas e consegue se comunicar com elas. 
Durante uma visita ao parque da cidade, a garota descobre que uma unicórnia (?) foi capturado para servir de atração, mas por estar grávida a criatura pede ajuda para Wen, convencendo-a a cuidar de seu filhote. 
Consegue imaginar o quão complicado seria cuidar de um filhote? Seria mais complicado ainda se esse fosse um filhote assassino. 
“Eles sabem que unicórnios são mortais, meus pais dizem que eles são diabólicos e sei que todos estão certos. Mais ainda amo o meu.”
Esse conto é a prova que nem todos os unicórnios são fofos e, foi exatamente por isso que me encantei pela história. Também achei bem interessante a relação de Wen com o filhotinho, pois mesmo sabendo o quão perigoso ele era, a garota acabou se apegando e criando laços com ele.


Princesa Bonitinha, por Meg Cabot
Liz está fazendo aniversário, finalmente os tão esperados 17 anos. Tudo o que ela quer de presente é seu celular de voltar e, com muita sorte, uma carro. Porém as coisas não saem como o esperado: sua mãe organiza uma festa surpresa com uma decoração do High School Musical (e apenas 2 convidados) e sua tia manda uma unicórnia chamada Princesa Bonitinha de presente. O ela irá fazer com aquele presente? 
"O unicórnio continuava mastigando o feno, ocasionalmente virando a cabeça para Liz. Seu chifre cintilava sob a luz pendurada no alto do celeiro. Seus casacos brilhavam como os sapatos de cristal da Cinderela. Quando ela se movia, os cascos produziam um som parecido com o mais puro dos sinos badalando no domingo de Páscoa. De vez em quando ela peidava.
E o peido fazia o barulho de um lindo sino de vento.
E tinha o cheiro de uma floricultura." 
Também ri muito com esse conto, afinal não tem como não rir com a Meg, não é? Como sempre, ela escreve de forma leve e engraçada. 
O que eu mais gostei com o decorrer da história, foi a evolução da personagem principal, da forma como ela reage ao receber a Princesa Bonitinha de presente, até quando percebe que elas se tornariam grandes companheiras se tivessem chance. 

Mãos Geladas, por Cassandra Clare
Zumbilândia é uma cidade amaldiçoada, lá as pessoas não morrem de fato, elas voltam como mortos vivos. Com James não foi diferente, depois de ser brutalmente assassinado (isso não é spoiler, tá?), ele volta para ficar ao lado de Adele, sua namorada, e para se vingar do verdadeiro responsável pela sua morte. 
"Olhei para ele. Ainda era o mesmo James, o lindo rosto praticamente o mesmo. Mas algo no fundo de seus olhos tinha ido embora, algo indefinível e estranho."
Vou ter que confessar uma coisa pra vocês, só comprei esse livro por conta da Cassandra. Mas ao mesmo tempo que eu estava ansiosa pelo conto, também estava com medo, talvez pelo fato de nunca ter lido algo dela fora do universo Shadowhunter. A expectativa quando é uma autora que você gosta, aumenta.
Apesar de tudo, esse foi o meu conto preferido. O romance dos protagonista é tão puro, tão lindo <3 Logo nas primeiras páginas após a morte de James, você acaba se entristecendo junto com Adele, como se seu próprio namorado tivesse te deixado. 


Essa é uma leitura mais do que recomendada pra quem quer relaxar e se divertir. É um livro cuja leitura flui bastante, dá pra ler em apenas alguns dias. 
Comecei a leitura crente que iria ficar ao lados dos unicórnios, mas depois de tantos contos bons, não consegui me decidir haha Mas e vocês, são Time Unicórnio ou Time Zumbi

Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. Em todo o lugar que eu vou eu ouço falarem desse livro!! É impressionante! Parece ser um livro sensacional e eu estou muito curiosa para lê-lo, mas tempo é o que me falta!!
    Bjs
    http://ameninaqueliaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iany,
      Tomara que nessas férias você arranje um tempinho para esse livro, é bem divertido.

      Beijos

      Excluir
  2. sério que fizeram antologia por causa dessa batalha??? :o
    poutz...
    bem, eu gosto mais de zumbis do que de unicórnios...mas a ponto de ler contos num livro só das duas criaturas é meio 'não mesmo' pra mim...
    Dos contos que vc falou, ainda me atreveria a ler o de Cassandra Clare, até pq não conheço nada dela [ainda], então seria uma boa pra começar... mas não faço questão de ler todo o livro... xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Valéria,
      Fico feliz que tenha se interessando por pelo menos um dos contos, mas receio que você não vá gostar tanto assim de Mãos Geladas, pois já deu pra perceber que você ainda tem um pouco de resistência com os YA kk. Cuidado com a mochilinha do preconceito hein...

      Beijos

      Excluir
  3. Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas nem de longe imaginava que ele fosse tão divertido.
    Não faço ideia de qual time seria, acho que só dá pra pensar na ideia depois de ler todos os contos.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déborah,
      Dá pra acreditar que mesmo depois de ler todos os contos, ainda não consegui me decidir sobre #TimeZumbi ou #TimeUnicórnio haha Tomara que essa decisão seja mais fácil pra você.

      Beijos

      Excluir
  4. Confesso que tomei um susto quando entrei aqui no blog... Mas fui lê sobre o livro e até que parece legal... E parece divertido...kkk
    Já segui o seu cantinho, e ia adorar receber sua visita no meu e também lá no youtube.... Beijos....
    http://senhoritait.blogspot.com.br/
    https://www.youtube.com/channel/UCrI0cvgvcBceu-RkggHTrhQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda,
      Pois é, as vezes só pelo título você tem uma visão totalmente diferente haha Alguns contos são mais tensos, mas outros são bem divertidos.

      Muito obrigada, beijos

      Excluir
  5. O que é isso? Hahaha. Ok, no mínimo, esse livro é inusitado. Gostei do enredo e da discussão entre duas autoras que acabou dando origem a essa antologia. Mas, confesso, não a leria. :/ Não me atraiu ao ponto de dizer "não posso perder".

    Beijos!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran,
      Te entendo, as vezes alguns livros não nos chamam tanto atenção. Vai muito do nosso humor e/ou das nossas preferencias literárias.

      Beijos

      Excluir
  6. Time unicórnio 4ever <3 hehe. Não li esse livro mas quero muito, já li livros de algumas das autoras que fazem parte dessa antologia e gosto muito da escrita delas, principalmente da Holly e da Cassandra <3
    Adorei a resenha!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabrielly,
      Na grande maioria das vezes os unicórnios são puro amor haha <3
      Ainda não li nenhum livro da Holly, mas pretendo fazer isso em breve. Já a Cassandra é uma das minhas favoritas, amo as obras dela.

      Muito obrigada, beijos

      Excluir
  7. Olá!
    Esse livro não me chama muito a atenção pelo conteúdo, mas a capa tá maravilhoooosa!
    Ainda assim o leria, com esse time de autores fica difícil recusar, né?! hahah!
    Adorei a resenha, em breve tiro a conclusão de que time sou xD
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess,
      Concordo com você, essa capa é maravilhosa. Arrisco a dizer que é uma das mais bonitas da minha estante. Quanto aos autores, realmente fica complicado recusar Cassandra Clare, Meg Cabot, Maureen Johnson e Scott Westerfeld.

      Muito obrigada, beijos

      Excluir
  8. Oi Ana, tudo bem? Fico sempre curiosa com esse livro... e acho a ideia bem legal, essa batalha entre unicórnios e zumbis e mostrando que tanto um quanto o outro podem ser bons ou ruins. Desses que você falou, fiquei bem interessada pelo da Diana e o da Cassandra, o da Diana me lembou um pouco do livro dela "A Caçadora de Unicórnios" que sou louca para ler.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa, tudo ótimo e você?
      Quando fui escolher esse livro, o time de autores me chamou mais atenção do que a batalha em si, mas me diverti bastante com ela, principalmente com as discussões entre a Holly e a Justine.
      Então, não sei se o livro da Diana inspirou o conto ou vice versa, mas eles tem uma grande relação sim.

      Beijos

      Excluir
  9. Ana, eu não tinha ideia de q se tratava de uma antologia de contos! Foi uma grata surpresa, e fiquei muito interessada em ler. Vai pra lista de desejados já!
    Bjos!

    Coisas que eu sei que eu sei

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Biblioteca Colorida | Oficial - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Natana Duarte. Tecnologia do Blogger. imagem-logo