-

Resenha #22 - Dom Casmurro - Machado de Assis

Título: Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Páginas: 223
Editora: Ática
Sinopse: Machado de Assis, escrevendo Dom Casmurro, produziu um dos maiores livros da literatura universal. Mas criando Capitu, a espantosa menina de "olhos oblíquos e dissimulados", de "olhos de ressaca", Machado nos legou um incrível mistério, um mistério até hoje indecifrado. Há quase cem anos os estudiosos e especialistas o esmiuçam, o analisam sob todos os aspectos. Em vão. Embora o autor se tenha dado ao trabalho de distribuir pelo caminho todas as pistas para quem quisesse decifrar o enigma, ninguém ainda o desvendou.
Onde Comprar? Submarino - Americanas 




Logo de início somos apresentados à Bento Santiago, agora apelidado de Dom Casmurro, que decide nos contar sua história desde os tempos de criança, quando ainda era chamado de Bentinho.
Dom Casmurro nos conta sobre a promessa de sua mãe - onde depois de perder o primeiro filho, Dona Glória faz a intenção de seu próximo filho se tornar padre; sobre sua inútil resistência em ir para o seminário, e sua amizade com Escobar - um garoto que acabou conhecendo no seminário. Ele nos conta também sobre Capitu, sua vizinha e amiga de infância, amizade essa que se transforma em um grande amor.
Na adolescência, quando os dois começam de namoricos, sua mãe logo se opõe, pois um rapaz destinado a ser padre não pode namorar. Mas após muitas conversas com José Dias, um agregado da família e grande amigo de Bentinho, Dona desiste de tornar seu filho um padre; porém para não 'quebrar' a promessa, ela coloca no seminário um garoto que realmente sonha em se tornar um sacerdote da igreja.
Assim Bentinho e Capitu conseguem ficar juntos, e depois de alguns anos se casam e tem um lindo filho, Ezequiel. isso não é spoiler, ok? 
A amizade entre Bentinho e Escobar - mesmo depois de terem constituído família - continua; mas, de uma hora pra outra, sua aproximação com os Santiago começa a incomodar nosso Dom Casmurro. O motivo? Ciúmes!
Bentinho acredita que sua esposa tem um caso com o amigo Escobar, chegando até a desconfiar sobre a verdadeira paternidade de seu filho. O autor deixa no ar a pergunta "Capitu traiu ou não traiu?".

Capitu, apesar daqueles olhos que o diabo lhe deu... Você já reparou nos olhos dela? São assim de cigana oblíqua e dissimulada.

Esse é o meu clássico nacional preferido, o autor conseguiu me conquistar. Mencionei isso no primeiro Top 3 do blog <3
Machado de Assis, fez com que Dom Casmurro se tornasse um dos livros mais discutidos de todos os tempos. Mesmo depois de 100 anos, a possível (ou não) traição de Capitu ainda é um enigma. O autor não deixa claro, em momento algum do romance, a resposta para essa pergunta. Apesar de fornecer ao leitor algumas 'pistas', não podemos confiar 100%  na narração, já que trata-se do ponto de vista, totalmente distorcido pela mente doentia e tomada pelo ciúmes, do próprio narrador, Bentinho.
Apesar de ter sido publicado em 1899, o vocabulário usado não atrapalha em nada a compreensão da história; sim, algumas palavras e 'gírias' já caíram em desuso, mas dá pra entender tudo normal. Então pode parar de frescura haha.
Dom Casmurro não é leitura obrigatória, mas sim necessária. Necessária para alimentar, ainda mais, nossa mente e nutrir nosso amor pelos clássicos.

Alguém já leu essa grande obra? O que você acha, Capitu traiu ou não traiu Bentinho? 

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Oi Ana!
    Quando eu li esse livro há uns dois anos, ele não conseguiu me conquistar tanto. Acredito que foi porque aquele não era o momento certo de eu ler um clássico como Machado de Assis. Já esse ano, quando li um outro livro dele, - "Esaú e Jacó'' - consegui reconhecer seu talento e a grandiosidade da trama. Gostei muito do que você disse no final, que não é uma leitura obrigatória, mas sim necessária. Isso tira aquela ideia de "dever" - afinal, ninguém gosta de ser obrigado a fazer algo.

    Um grande beijo pra ti! Em breve vou ti mandar o comentário com a minha opinião sobre a possível traição da Capitu.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Cris! Quando temos a leitura como uma obrigação, a realização desta perde totalmente a grandiosidade e o prazer que nos pode oferecer.
      Ainda não tive a oportunidade de ler "Esaú e Jacó", espero que seja tão bom quanto as outras obras do Machado.

      Beijos

      Excluir
  2. cara , nunca li um classico assim, mas dps da resenha vou procurar ler
    http://www.eimeconta.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo que faça isso, é uma experiencia incrível e totalmente diferente. Particularmente, ler clássicos me transporta para uma época totalmente diferente, como uma viagem no tempo. É fantástico.

      Excluir
  3. Oi te indiquei numa TAG, espero que goste e responda o desafio.

    http://minha-fuga-da-realidade13.blogspot.com.br/2015/01/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa!
      Muito obrigada pela indicação mas essa tag já foi respondida aqui no blog. Se quiser dar uma olhada: http://bibliotecacolorida.blogspot.com.br/2014/10/tag-1-liebster-award.html

      Excluir
  4. Também adoro ler, e quem é que não gosta do Tio Machado? haha
    Seguindo teu blog, dá uma olhada no meu e se gostar siga também! http://forever-a-dance.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem difícil encontrar alguém que não goste das obras de Machado de Assis.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Biblioteca Colorida | Oficial - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Natana Duarte. Tecnologia do Blogger. imagem-logo