-

Afinal, Capitu traiu Bentinho?

Créditos -  Wilustra
Se você já leu ou conhece alguém que leu Dom Casmurro, com certeza já sabe do que estamos falando. 
A possível traição de Capitu é um dos temas mais discutidos quando o assunto é literatura brasileira. Muitos afirmam que ela se envolveu com Escobar e que desse envolvimento nasceu Ezequiel, outros defendem a inocência de Capitu, afirmando que essa traição só aconteceu na imaginação de Bentinho. 
Tentando esclarecer nossas dúvidas e descifrar esse enigma, decidimos criar uma espécie de debate com a participação de outras blogueiras muito queridas. Quem sabe, nós não entendemos o que realmente aconteceu?


"A obra Dom Casmurro é totalmente narrada em primeira pessoa, ou seja, Bentinho é nosso narrador-protagonista; portanto todos os sentimentos, vontades e pensamentos apresentados na história são vividos por ele.
Desde a adolescência do protagonista, podemos observar sua insegurança quando o assunto é Capitu, até mesmo as amizades da garota o incomodavam. Mesmo quando já eram casados, essa insegurança o acompanhou e acabou evoluindo para um ciúme doentio, onde qualquer pessoa que se aproximasse de sua esposa, era considerada uma grande ameaça. Com Escobar não foi diferente. Esse ciúme deixou Bentinho tão atordoado que, chegou a duvidar da real paternidade de seu filho. Quem seria o pai, ele ou Escobar?
Machado nos deixou uma dúvida que dificilmente será respondida. Teorias não faltam, mas as provas reais são inexistentes; em momento algum nos é mostrada de fato a infidelidade de Capitu, somente as suspeitas de Dom Casmurro. Por isso, sou do time de leitores que defendem a inocência de Capitu, afinal ninguém pode ser julgado à base de teorias e suposições. "


"Escrito por Machado de Assis em 1899, Dom Casmurro, aborda temas como Religiosidade e costumes femininos da época, dois temas, no entanto fundem-se e ganham destaque na obra: o ciúme do personagem principal e a possível traição de Capitu. Bentinho, cego por esse sentimento, aponta diversos fatores não comprováveis como base de sua tese sobre a traição que sofrera.
A dúvida sobre essa possível traição é com certeza uma das forças que faz com a obra se engrandeça cada vez mais com o passar dos anos. A resposta definitiva talvez nem o próprio Machado de Assis tenha por fim decifrado, porém levando-se em conta o princípio da “presunção da inocência” Capitu é inocente até que se prove o contrário, e até momento nada pode ser comprovado."


"Expor minha opinião sobre a possível traição de Capitu em Dom Casmurro é uma tarefa complicada. Então, para descomplicar ou complicar ainda mais, dependendo do seu ponto de vista, eu irei recorrer à Física. Você já ouviu falar do Gato de Schrödinger?? Este é um conceito criado pelo físico Erwin Schrödinger que diz, basicamente, que um gato em uma caixa pode estar vivo e morto ao mesmo tempo. Só a partir do momento em que há um observador, é que só uma das hipóteses acontece de fato.
Eu apresentei esse conceito para tentar mostrar que o livro pode ser considerado como a caixa, e lá dentro, Capitu ao mesmo tempo que traiu Bentinho, não o traiu. Dessa forma, a dúvida sobre o caráter de Capitu é igual à duvida de o gato estar vivo ou morto. E se físicos brilhantes concordam com esse conceito ambíguo, quem sou eu para julgar se Capitu pulou a cerca?
Enfim, esse é o ponto de vista que me parece o mais plausível. Mas se você quer uma opinião normal, eu vejo as pessoas de uma forma muito pessimista, então tendo a acreditar na traição de Capitu. Só que logo depois eu penso que estou enganada. Caramba, não tem jeito mesmo. Esse é um enigma sem solução..."


"Li esse livro há uns 10 anos e até hoje não consigo ter certeza se Capitu traiu ou não Bentinho. A narrativa de Machado de Assis foi construída de forma a conduzir o leitor pela mente do protagonista, que insiste um nos apresentar Capitu como uma mulher inocente e maliciosa ao mesmo tempo, o que pode influenciar na nossa decisão.
Acho que Bentinho tem sérios problemas de autoestima, talvez pela forma como a mãe sempre o tratou, ou talvez por sua própria natureza submissa. Assim que ele consegue sair das mãos controladoras da sua progenitora e do seminário para onde ela o mandou, ele casa com Capitu e se vê à mercê dos caprichos da esposa. Com tanta submissão, ele não poderia ser uma pessoa equilibrada, e acaba se tornando extremamente ciumento. O que contribui para essa sua perturbação mental é que ele não se abre com ninguém, quase não conversa e está sempre taciturno, comportamento que lhe rendeu o apelido de Casmurro.
Capitu traiu Bentinho? Talvez. Há momentos em que Bentinho nos convence disso, com argumentos indiscutíveis, e como a narrativa é feita através de seu ponto de vista, isso tende a nos convencer. Mas em outras situações o autor consegue deixar uma sombra de dúvida no leitor, que pode concluir que tudo não passa de imaginação do protagonista. Essa é a mágica desse livro, você pode lê-lo várias vezes ao longo da vida, e sempre ficará em dúvida se a traição realmente existiu."


E vocês, o que acham? Afinal, Capitu foi infiel? 

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Oie,
    eu acho que não traiu.
    O livro é narrado em primeira pessoa, ou seja, o ponto de vista de Bentinho e isso pode comprometer a história, afinal ele estava doido de ciúmes.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      concordo com você, Bentinho acabou ficando cego de ciúmes.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Ana!
    Fiquei muito feliz pelo convite de participar desta discussão. Sempre que precisar da colaboração de alguém, estarei aqui!

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris!

    Muito obrigada por participar desse debate. Tomara que possamos contribuir uma com o blog da outra mais vezes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana!
    obrigada pela oportunidade de participar dessa discussão. Gostei muito!
    espero que possamos repetir a dose mais vezes :)
    um beeijo!
    Visite o Mais um Trecho ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Imagina, eu que só tenho a agradecer pela sua participação. Muito obrigada, mais uma vez. Em breve repetiremos a dose haha

      Beijos

      Excluir
  5. gostei de dom casmurro na época da escola, na época era por provas, depois por prazer mesmo. sempre teve essa dúvida da capitu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é uma das coisas que mais me encanta nos clássicos, ler por "obrigação" e depois se apaixonar pela história.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Biblioteca Colorida | Oficial - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Natana Duarte. Tecnologia do Blogger. imagem-logo